domingo, 6 de abril de 2014

Bolivarismo e Pan-americanismo

Bolivarismo e o Pan Americanismo


A palavra bolivarismo se refere à Símon Bolivar.




0.Apresentação

Apresentaremos nessa página a definição de Pan Americanismo e como ele foi proposto por Símon Bolivar,importante herói que viveu em uma época de constantes agitações políticas e buscava idéias muito à semelhantes á do falecido presidente venezuelano,Hugo Chavez. Para uma maior compreensão sobre do que se trata o seu Pan Americanismo,é importante que seja levado em consideração o contexto histórico da época.


1.Introdução:

   Para falarmos sobre Bolivarismo e Pan americanismo,é necessário que seja explicado sobre Símon Bolívar,presidente venezuelano que apresentou a idéia para os países latino americanos.



                                                            


                                                          Símon Bolivar
Símon Bolívar (1783-1830),foi um icone da luta pela Independência da America do Sul contra a Espanha.


Símon Bolívar participou da
Independência da América Espanhola
 Simón Bolívar é considerado na América Latina um revolucionário e libertador. Durante seu tempo de vida,  liderou a Bolívia, a ColômbiaEquadorPanamáPeru e Venezuela em suas  independências, e ajudou  a lançar bases de pensamentos democráticos na maioria da América Hispânica. Por essa  razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul"





                                                        2.Suas Idéias




As Américas nos anos em que ocorreram as Independências
      O pan-americanismo(expressão utilizada para designar a solidariedade política entre os países do continente americano) de Símon Bolívar tinha como objetivo unir os países da America Latina,promovendo leis de comercio entre os membros,também via isso como uma necessidade contra um possível ataque da Espanha,já que os países eram recém-independentes.
Nessa tentativa,foi feita uma confederação dos países da América Latina no Panamá(que ficou conhecida como Congresso do Panamá).O congresso foi um fracasso total por diversos motivos,entre eles a ausência do Brasil,Argentina e Chile,mais a oposição da Inglaterra por interesses comerciais.Apesar da ineficiência da reunião,os ideais de Bolívar não morreram,e novos congressos foram reunidos,Seus ideais  deram bases ao solidarismo continental.
                                                                                                                                      
                         

                     3.América Latina unida hoje      


A presidenta Dilma Rouseff durante ato de transmissão da presidência pro tempore do Mercosul, em Mendoza, na Argentina.

 

em 1995,começou a vigorar o MercoSul (Mercado comum do Sul),inicialmente composto por Brasil,Argentina,Paraguai e Uruguai.Esse tratado tem como objetivo uma relação comercial sem taxas de importação e de exportação,assim melhorando bastante a economia dos países membros.Com a tirada de Fernando Lugo da presidência do Paraguai,o país foi tirado do grupo temporariamente,e com isso,foi colocado em seu lugar a Venezuela,país onde pertenceu o revolucionário Símon Bolívar que sonhava com uma proposta parecida com a que o tratado oferece.




Charge fazendo referência ao famoso seriado mexicano Chaves,onde Chaves é
Hugo Chavez,Dona Florinda é Dilma Rouseff,Chiquinha é Cristina F. de Kirchner e
Seu Madruga é José Mujica,cada um sendo respectivamente presidentes de:Venezuela,Brasil,
Argentina e Uruguai.













Integrantes do grupo:Bruno Maximiano,Daniel Magalhães,Gabriel Silva,Gustavo Ferreira e Otton Mazhamir

2ªA

6 comentários:

  1. INTERESSANTE SALIENTAR QUE SIMÓN BOLIVAR NÃO SE REFERIA A COMUNISMO. PAN-AMERICANISMO É UMA OUTRA COISA, É UM TRATADO DE SOLIDARIEDADE ENTRE OS PAÍSES LATINO-AMERICANOS (ESPECIALMENTE OS DE LÍNGUA ESPANHOLA, POIS O BRASIL TEVE PROBLEMAS DIFERENTES E OS RESOLVEU DE FORMA DIFERENTE).

    ResponderExcluir
  2. INTERESSANTE SALIENTAR QUE SIMÓN BOLIVAR NÃO SE REFERIA A COMUNISMO. PAN-AMERICANISMO É UMA OUTRA COISA, É UM TRATADO DE SOLIDARIEDADE ENTRE OS PAÍSES LATINO-AMERICANOS (ESPECIALMENTE OS DE LÍNGUA ESPANHOLA, POIS O BRASIL TEVE PROBLEMAS DIFERENTES E OS RESOLVEU DE FORMA DIFERENTE).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No Brasil não existem comunistas ,socialistas ou bolivarianos, mas mercenários,
    lutando pela causa própria.

    ResponderExcluir